Friday, December 14, 2012

Asma

Toda mudança que você não acompanha te deixa como um dançarino fora de ritmo, em meio a apresentação em grupo para uma platéia numerosa. Os movimentos sincronizados dos demais te constrangem.  As notas musicais mudaram de Chopin para Mozart, mas você ficou de bobo, dançando ainda ao som de uma melodia que permanecia apenas na sua mente. A vida muda, os caminhos também, mas o sentimento não quis se metamorfosear.

E sobra lá, você, embaraçado e envergonhado, carregando um relicário empoeirado e démodé. Porque não dá para mostrar para ninguém sem ser olhado como "A melodia já mudou e você ainda está nesse ritmo?". Incompreendido por todos, inclusive por si mesmo, chega o momento de inovar: é preciso negar, é preciso afirmar que não existe, é preciso olhar para os que também estão dançando e tentar acompanhar a nova melodia, por mais que não a ouça: é preciso fingir! Começa, então, com passos desengonçados, desritmados, melodia que não é mais a que se ouve, mas que também não é a que se queria ouvir. Por vezes, tropeça e cai, tamanha encenação e desnorteio. Em outras, a vontade é só de jogar a toalha e desistir. A esperança te faz permanecer no passo: por tanto insistir, a nova melodia há de fazer sentido e, o mundo, a ficar sonoramente harmônico outra vez.

E aí, de tanto tentar dançar outra melodia sem ouvi-la, tropecei, exausta. A platéia ria, apontando para o dançarino descoordenado e que nem se importava mais com as vaias. Acordei exaurida, sem conseguir encontrar ar para respirar. Porque certas dores, por mais que se escondam em outras notas, quando sobem à tona, vêm agudas, estridentes, destoam...e te fazem parar de dançar.


2 comments:

me said...

Gostei, Manu :)

Essa é a dança das danças. A gente cansa e espera uma nova te balançar, ou apenas quer estar parada ouvindo o silêncio. Você já dança outra dança mesmo sem saber.

Deu saudade de escrever...

Anonymous said...

люди перестают мыслить, когда перестают читать [url=http://expertiza-nezavisimaya.ru/metro/dubrovka.html]экспертиза после дтп дубровка[/url] хаос - это порядок, который нам непонятен [url=http://expertiza-nezavisimaya.ru/gorod/egorevsk.html]экспертиза после дтп егорьевск[/url]