Thursday, August 13, 2009

Saturno!



Começo de uma idéia que surgiu ao analisar o estar das pessoas.
Todos estão sempre em algum lugar, mas note como a satisfação do estar nunca é plena.
Parto dessa premissa e se você chegar para QUALQUER pessoa do mundo perguntando:

"- Se você pudesse estar em lugar diverso, agora, onde você estaria?" - as respostas poderiam variar, mas o estar sempre poderia se dar em outro lugar. Alguns diriam que estavam bem onde estavam, mas que uma passagem de graça para Paris não faria mal. Os parisienses, por sua vez, reclamariam do frio e desejariam o litoral latino. Os entediados pediriam alguma aventura em outras divisas e os apaixonados à distância diriam a latitude e a longitude do destino com precisão.

Como justificar essa inquietude do estar se, no final, tudo é mundo e se, não importa bem onde você esteja ou pra onde você está indo, de alguma maneira, ao chegar lá, você vai querer estar em outro lugar?

Penso que, talvez, tentemos acreditar que a insatisfação subjetiva poderia ser atenuada com a supressão da suposta insatisfação espacial. Uma das coisas que deve demonstrar alguma evolução no homo sapiens sapiens - e deve se enquadrar em algum conceito de "felicidade" - é o saber estar onde se está, com o que tem, com quem tem e conseguir estar pleno exatamente nesses moldes, precisamente nesse tempo-espaço.

Enquanto permaneço no modo neanderthalis, sigo olhando pras estrelas. E não me perguntem onde gostaria de estar.


"Que minha solidão me sirva de companhia.
que eu tenha a coragem de me enfrentar.
que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim
me sentir
como se estivesse plena de tudo..."

Clarice Lispector

4 comments:

said...

Ah, eu acrescentaria uma coisa neste meio.
Tem a satisfação do chegar e toda parte boa dos pormenores do "estar". Depois se deseja outra coisa, mas a parte boa do "estar", a satisfação do momento, valeu a "estada" :D

Estar no lugar, sabendo que depois vai se querer estar em outro não é problema, é solução. Imagina se não pudesse, que tédio seria.

Quanto ao enquadramento de felicidade eu assino embaixo. Tava até pensando em escrever sobre algo tangente, talvez esteja lá

E por último

http://www.orkut.com.br/ExternalAlbumZoom.aspx?uid=8607390364351848742&pid=1246754798378&aid=1246663989

Qualquer coincidência é mera semelhança :D

me said...

vc gostaria de estar em saturno???

(ih, perguntei, desculpe!)

Thais said...

Meros sonhadores... não que "aqui" seja ruim, mas as estrelas são sempre mais sedutoras, talvez pq simplesmente nunca chegaremos lá. O mistério e a novidade são tudo! Ainda bem!
"Que tristes os caminhos se não fora/ a mágica presença das estrelas." (Quintana)

Anonymous said...

Quem sabe talvez uma praia deserta com a areia branquinha, uma praia azul de água cristalina com peixes coloridos...
Talvez ainda um lugar qualquer com a pessoa que te completa em todo e qualquer sentido, mas faltando-lhe a certeza de que aquilo é pra sempre...
Mesmo que tudo fique realmente completo... a pessoa perfeita, o lugar perfeito, e a vontade de estar naquele lugar, naquela hora sem ter hora pra sair dali, deve faltar algo, porque se não faltasse não seríamos humanos.
A perfeição não é o mais importante, o importante é o sentimento de felicidade demonstrado por um simples sorriso espontâneo e simcero.
A felicidade não precisa de moldes, basta deixá-la entrar pela porta da frente.
;)