Friday, May 30, 2008

Ode a um fim inevitável...

O quão estúpido somos - ou gostamos de ser;



Pq a vida não vem com um manual de instrução...e não pense que ela deveria. Ela não vem pq ela é simplesmente, ridiculamente, clara e óbvia...nós é que não somos inteligentes o suficiente para entendermos. E criamos e inventamos e agimos como se tudo fosse uma grande interrogação, quando, no fundo, a resposta sempre existiu diante dos nossos olhos tão voluntariamente cegos.

Manipulamos inconscientemente uma realidade que justificamos como destino, acaso, sorte. Nossos infortúnios não passam de uma consequência de uma escolha dita involuntária, mascarada com boas intenções e com uma ingenuidade premeditada. É um crime que cometemos contra nós mesmos e procuramos justificar passando a culpa para a vida. Afinal de contas, nada mais fácil do que convencer a si mesmo de sua inocência, sabemos a quais argumentos somos suscetíveis, vulneráveis. Somos incapazes de admitirmos que os erros são nossos e não de alguma força superior invisível.

Não nego que Chico tinha certa razão quando falava da roda-viva da vida. Mas acredito que a influência do acaso é bem inferior ao que é dito por aí. Abusamos da justificativa para nos isentarmos do peso da culpa, do peso de assumirmos que somos, simplesmente, burros e que a consequência era previsível, porém preferimos errar... talvez para dinamizar o estático, talvez para viver o presente, mas conscientemente.

Poupemos a sorte para a mega-sena que não jogamos e sejamos mais fortes para assumirmos a autoria das cagadas da vida. Afinal de contas, seremos mais serenos e mais humildes, mais honestos e aprenderemos realmente com os percalços no caminho.